sexta-feira, 22 de maio de 2009

FATOS CURIOSOS

Pinheiral teve origem em 1870, quando o Comendador José Joaquim de Souza Breves, um dos maiores cafeicultores do Brasil. Na época, cedeu terrenos da fazenda Pinheiro a Estrada de Ferro Central do Brasil, para a instalação de uma estação ferroviária e seus armazéns.
Em 1890, após a morte do comendador, a Fazenda foi desapropriada pelo Ministério da Agricultura, comércio e Obras Públicas.
Em outubro de 1897 a antiga Fazenda Pinheiro foi cedida ao Ministério da Guerra.
Em 1899, passou para o Ministério da Agricultura para a instalação de um Posto Zootécnico.
Em 1917, o Dr Domingos Mariano, presidente da Câmara Municipal promoveu o povoado de Pinheiro a condição de 4° Distrito de Piraí.
No atual Colégio Agrícola Nilo Peçanha , já funcionaram :Uma Escola Superior de Agronomia e Veterinária , um Patronato Agrícola e uma Escola de Aprendizado Agrícola.
A Escola Superior de Agronomia e Veterinária, fundada em 1910, formou sua primeira turma em 1914 e funcionou até 1918.
O Capitólio Futebol Clube foi fundado em 30 de outubro de 1926 e está em atividade até a presente data.
No Colégio Agrícola Nilo Peçanha já funcionaram no passado uma hospedaria para imigrantes , um acantonamento do II° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro e um Hospital de Sangue nas revoluções de 1930 e 1931.
Pinheiral já recebeu as visitas dos presidentes Epitácio Pessoa, Washington Luiz e também do Rei Alberto da Bélgica.
A praça Brasil foi inaugurada dia 7 de setembro de 1922 e sua construção foi custeada pelo Sr. José Gomes da Silva Júnior , proprietário da primeira padaria de Pinheiral.
A primeira caixa d’água foi inaugurada em 1920 pelo Dr. Domingos Mariano.
Até 1932 a energia elétrica de Pinheiral era fornecida pela Companhia de Laticínios na Praça Teixeira Campos.
A partir de 1932 a Light assumiu o fornecimento da energia elétrica de Pinheiral, tendo a primeira chave geral sido instalada na esquina das Ruas Coronel Joaquim Ferreira Ribeiro e José Gomes da Silva Jr.
Em Pinheiral funcionou uma fábrica de sabonetes e pasta dental , cuja marca era COLLIPE . Seu proprietário era o Dr Felippe Nora , cirurgião dentista.
O primeiro caminhão de Pinheiral era do Sr Miguel Anchite e seu motorista, era o, depois famoso, cantor Sílvio Caldas, que foi também goleiro do Capitólio .
Pinheiral teve participação na 2ª Guerra Mundial , enviando para as frentes de Batalha, 5 soldados .
O povoado de Pinheiro passou a se denominar Pinheiral através do Decreto-lei estadual n° 1065 datado em 31 de dezembro de 1943.

9 comentários:

  1. PARABENS! A HISTÓRIA DEVE SER PRESERVADA PARA QUE NADA FIQUE SÓ NO PASSADO,MAIS QUE DURE POR TODA GERAÇÃO QUE VIRÁ,MAIS UMA VEZ PARABENS A AUTORA

    ResponderExcluir
  2. VALEU PELOS ESCLARECIMENTOS...TEM MUITA COISA QUE EU NÃO SABIA...MUITO LEGAL.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita e com certeza esta cidade tem uma linda história que devemos passar as futuras gerações...abraços...Voltem sempre

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a história de Pinheiral.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a história da cidade é muito cativante...Seja bem vindo sempre amigo anônimo.Abraços

    ResponderExcluir
  6. Miriam muito bonito seu trabalho. Como voce é uma cnceriana dedicada. Obrigado por nos agraciar estas lindas histórias de nosaa querida Pinheiral. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo carinho e pela visita amigo(a) Turista. Será um prazer enorme ter você como seguidor(a)deste blog. Fiquei muito feliz com suas palavras de incentivo.Sua visita será sempre muito bem vinda...beijão

    ResponderExcluir
  8. Informações de grande valia! Parabéns pelo trabalho, me ajudou muito nos meus estudos sobre a cidade.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber mais informações de quem foi o libanês Miguel anchite

    ResponderExcluir